Projeto Elétrico

DEFINIÇÃO

O projeto elétrico consiste no dimensionamento e definição do funcionamento de toda fiação elétrica e possíveis instalações que a construção civil necessita, tais como tomadas, interruptores e luminárias. Ele é necessário para abastecer o local com a energia elétrica, que é tão utilizada e necessária nos dias atuais. Sua boa execução, seguida de normas específicas de segurança, é importante para o conforto, segurança e durabilidade de todo o sistema elétrico.

O QUE ABRANGE

O projeto elétrico envolve a definição da fiação de instalações que vão desde uma simples luminária até a de um sistema de alarme ou sistemas com altas tensões que necessitam subestações. Abrange também o dimensionamento de condutores de energia elétrica na obra e a divisão de toda essa instalação. Ele prevê a quantidade de tomadas, o tipo e tamanho dos condutores, assim como a localização dos dispositivos de controle e proteção e demais acessórios. Além disso, componentes como fios, cabos, disjuntores, chaves e eletrodutos são avaliados para o uso e escolha de materiais de boa qualidade que garanta a instalação de forma eficiente.

APLICABILIDADE

Um projeto elétrico deve ser bem realizado para garantir um bom abastecimento de energia elétrica na residência de forma segura e confortável. Ele é imprescindível em instalações mais complexas e para que futuras alterações que possam vir a acontecer, ou até mesmo manutenções, sejam feitas de maneira mais rápida e precisa.

EXEMPLO

Como um exemplo prático desse tipo de serviço, a Civil Jr Consultoria está realizando um projeto elétrico de uma sede da Polícia Militar de Minas Gerais, em parceria com a Gerdau. O projeto em andamento abrange a montagem de um sistema SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) e aterramento que é de fundamental importância para a proteção de pessoas e de sistemas elétricos. Esse sistema viabiliza o escoamento para a terra de tensões muito altas e correntes indesejáveis e perigosas a pessoas e equipamentos. Tal projeto ainda vem sendo feito para um sistema de alta tensão, com grande quantidade de quadros de distribuição e com dimensionamento de subestações.

Título do Site

Brasil Júnior
FEJEMG
Core
Escola de Minas
UFOP
Civil Júnior Consultoria
Empresa Júnior de Engenharia Civil da Escola de Minas
Universidade Federal de Ouro Preto