• Civil Jr.

VOCÊ SABIA QUE O AVCB (AUTO DE VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIROS) POSSUI VALIDADE?


Diversas pessoas não se preocupam com o AVCB após conseguirem sua emissão para seus empreendimentos e/ou edificações. Ao passar dos anos, acabam esquecendo que não basta manter as manutenções dos sistemas de segurança contra incêndio em dia, mas também é necessário fazer a renovação do AVCB dentro do prazo estimado pelo Corpo de Bombeiros do seu estado.

Esse descuido por parte dos proprietários pode causar uma grande dor de cabeça. Pois, se o prazo do seu documento estiver vencido, sua edificação e/ou empreendimento estará, em situação irregular e isso podem ocasionar em prejuízos, como multas e impedimento de funcionamento no caso de comércios.

Neste post, iremos abordar como você deve proceder para evitar que ocorra os prejuízos citados anteriormente.

Antes do prazo de validade do AVCB expirar, o proprietário ou responsável pelo uso deverá requerer a renovação do AVCB junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Esse requerimento pode ser feito presencialmente ou através do sistema online que o CBMMG usa.

Para isso, o interessado deve contratar um engenheiro (profissional legalmente habilitado) ou uma empresa que fornece esse tipo de serviço para preencher o Formulário de Renovação do AVCB, atestando as condições de funcionamento e manutenção das medidas de segurança contra incêndio e pânico instaladas e a sua conformidade com o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico aprovado pelo Corpo de Bombeiros.

Em seguida, deve comparecer ao setor do Corpo de Bombeiros responsável pela região onde se encontra sua edificação ou empreendimento, portando a documentação necessária para a renovação.

Feito isso, uma nova vistoria pode vir a ser necessária para que o profissional do Corpo de Bombeiros verifique se existe correspondência entre as informações do Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico que foi aprovado e o que está representado na edificação e/ou estabelecimento.

Caso tenham dúvidas sobre qual é o prazo de validade do AVCB ou sobre a renovação do mesmo, entre em contato conosco que podemos orientá-los para solucionar esse problema.

Por Marcos Martins.

23 visualizações
Brasil Júnior
FEJEMG
Core
Escola de Minas
UFOP
Civil Júnior Consultoria
Empresa Júnior de Engenharia Civil da Escola de Minas
Universidade Federal de Ouro Preto