• Civil Jr.

Você sabe o motivo do reboco da sua casa soltar?

Atualizado: Ago 5



A parede da sua casa apresenta infiltração na base da parede? Soltando a tinta? Estufando o revestimento? Apresentando mofos? Gerando aquele incomodo estético?


Saiba que isso é um problema muito comum nas edificações térreas. Que trazem um custo elevado pois demandam de constante reforma e gerando um grande desconforto para o proprietário do imóvel, mas a verdade é que esses problemas podem ser resolvidos na fase de projeto e execução da obra.


É fato que as infiltrações são situações muito incômodas nas residências. Elas podem ter vários motivos e serem ocasionadas por diversos fatores. Segundo VERÇOZA (1991), as umidades presentes em construções podem se manifestar das mais variadas formas e origens como capilaridade, excesso de chuvas, vazamento em redes de água fria ou esgoto e até condensação, que é passagem do estado de valor para líquido.


Neste post, falaremos sobre o caso mais comum de infiltração nas residências domésticas, que é a infiltração por capilaridade, ou seja, a umidade do solo que é transmitida para as paredes.


A impermeabilização é uma etapa muito importante de uma obra. Inicialmente ela possui um custo inicial um pouco alto, mas esse investimento compensa com o tempo, justamente por não precisar ter retrabalho em refazer o reboco de sua parede e ficar pintando várias vezes ao ano.


Se tratando de umidade por capilaridade a principal causa é a ausência de uma impermeabilização de fundação, a água sobe por capilaridade do solo para a estrutura e posteriormente para as paredes, eliminando o contado da fundação com a alvenaria é possível ter uma garantia muito grande que você não terá problemas com infiltração. A impermeabilização dos baldrames pode ser feita tanto com manta asfáltica ou com algum material asfáltico próprio para impermeabilização.


Outra prática que favorece o problema de infiltração é execução de revestimentos muito porosos, como por exemplo emboço/reboco. Quando o revestimento é executado com pouco consumo de cimento e materiais finos ele se torna muito poroso e permeável, facilitando assim o processo de infiltração por capilaridade.


Portanto, a melhor forma de prevenir essas manifestações patológicas causadas pela infiltração por capilaridade, é justamente tomando cuidado na etapa de construção da sua edificação fazendo a impermeabilização adequada da fundação, são cuidados simples e que podem trazer muitos benefícios para o proprietário do imóvel.


Quando tiver dúvida, sempre contrate um profissional qualificado para resolver o seu problema pois ele terá sempre a solução técnica mais adequada para cada situação.


Por João Vitor Ferreira.

39 visualizações
Brasil Júnior
FEJEMG
Core
Escola de Minas
UFOP
Civil Júnior Consultoria
Empresa Júnior de Engenharia Civil da Escola de Minas
Universidade Federal de Ouro Preto