• Civil Jr.

Quer fazer parte da Civil Jr.?

Atualizado: Mai 16




Quer ser aprovado na Civil Jr.? Confira algumas dicas para participar do nossos Processos Seletivo e Trainee


A Civil Júnior é a Empresa Júnior de Engenharia Civil da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), fundada no ano de 1996, é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo formar líderes e profissionais capacitados com o intuito de impactar Ouro Preto e região por meio de soluções em Engenharia Civil, gerida por estudantes da graduação com o apoio e auxílio de professores e profissionais das respectivas áreas.


Nos anos de 2017, 2018 e 2019 e até o momento do ano de 2020 a Civil Jr. somou mais de 100 projetos que resultaram em um faturamento de mais de R$ 100.000, os quais foram convertidos para a formação direta e indireta de nossos membros. Nada disso seria possível sem todos os membros que fizeram parte da empresa durante seus quase 24 anos de história.


Se fazer parte do Movimento Empresa Júnior é parte de seus objetivos como estudante e também como um futuro profissional de sucesso no mercado de trabalho, confira 5 dicas exclusivas do nosso time.


1- Pesquise sobre o Movimento Empresa Júnior (MEJ)


O Movimento Empresa Júnior surgiu na França em 1967 e chegou ao Brasil em 1987 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente, temos 3 instâncias as quais a Civil Jr. está ligada diretamente: A Brasil Júnior (@bjnosinta), que é a Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a FEJEMG (@fejemg) que é a Federação de Empresas Juniores de Minas Gerais e o Núcleo Vertentes.

A BJ e a FEJEMG fornecem apoio e suporte às Empresas Juniores, além de resguardá-las a respeito de direitos, deveres e estratégias que devem ser desenvolvidas em toda Rede. Já o Núcleo Vertentes (@nucleovertentes) possui um contato mais próximo com as EJs de sua alçada, fornecendo apoio e suporte direto a Civil Jr. em relação a suporte e desenvolvimento da empresa, além de nos conectar com as demais instâncias e também com empresas juniores do núcleo Vertentes..


2- Entenda sobre a Civil Jr.


Para conhecer e entender o MEJ é imprescindível que você conheça a cultura organizacional da Civil Jr.

Nossa Missão:

“Formar, por meio da vivência empresarial, profissionais capacitados e líderes que desenvolvem projetos de qualidade para a população, impactando Ouro Preto e região.”


Nossa Visão:

“Até 2021 ser uma empresa consolidada, alcançando maior maturidade e autonomia a partir da competência dos membros e ser bi Alto Crescimento.”


Nossos Valores:

  • Compromisso com o cliente;

  • Conexão;

  • Fazer Além;

  • Mão na massa;

  • Orgulho de ser Civil Jr.


Esses três pilares nos guiam para nosso propósito em comum e direciona todas nossas ações dentro da empresa, para alcançarmos nossos objetivos e assim impactar a sociedade em que estamos inseridos.



3- Entenda como trabalhamos


Outra dica fundamental é compreender quais os nossos serviços.

Atualmente, a empresa realiza os projetos de Minoração acústica, Projeto e Levantamento Arquitetônico, Projeto de Captação de Águas Pluviais, Projeto Elétrico, Projeto Hidrossanitário, Projeto de Incêndio, Projeto e Levantamento Topográfico e Laudo de Patologia da Construção Civil.

Realizamos todos esses projetos com orientação de profissionais da Universidade das respectivas.

Ademais, a gestão interna de nossa empresa é dividida em 5 diretorias sendo elas:


  • Diretoria de Administrativo-Financeiro: é responsável pelas atividades jurídicas como elaboração de contratos, regularização da empresa e fluxo de caixa, além de responsabilidade e saúde financeira de toda a empresa.

  • Diretoria de Mercado: é responsável pelo contato com os clientes, desde a estratégia que usaremos para abordá-los bem como toda a sua jornada na empresa, como sua prospecção, negociação e satisfação, buscando sempre oferecer a melhor experiência. Além disso, Mercado também é responsável por gerir as mídias sociais da empresa e gerar conteúdo;

  • Diretoria Presidência: é responsável por buscar parcerias que agreguem valor aos resultados e processos da empresa tanto no âmbito técnico quanto de gestão, também pela representatividade externa perante a Universidade, manter o contato com pós juniores, além de trabalhar a formação de lideranças dentro da empresa e articular reuniões e encontros da Civil Jr.

  • Diretoria de Projetos: fica a cargo do gerenciamento dos projetos como o cumprimento, monitoramento e organização das etapas, montagem de equipes, além de fornecer suporte técnico para os projetistas durante toda execução e realizar o contato com o cliente e com o professor orientador.

  • Diretoria de Vice-Presidência: fica encarregada da parte de gestão de pessoas e da gestão da qualidade da empresa, além de acompanhar todos os membros, metas e prazos da empresa, organizar o Processo Seletivo e acompanhar o planejamento estratégico.




4- Seja transparente


Na Civil Jr., não é necessário ter conhecimento prévio sobre gestão interna e/ou técnico sobre execução de projetos para fazer parte da empresa. É por isso que a transparência é um preceito fundamental, visto que os membros estão em fases diferentes do curso e possuem níveis de conhecimento distintos. Em vista disso, é essencial estar aberto a reconhecer as próprias forças e fraquezas e estar sempre disposto a ajudar, buscar aprender e ensinar sempre que possível de forma que o time cresça junto.


5- Prepare-se para nosso Processo Seletivo


Participar do nosso Processo Seletivo proporciona uma experiência ao candidato para futuros processos, seja na empresa júnior ou no mercado sênior, enquanto nos ajuda a conhecer melhor cada pessoa.


Atualmente o PS é composto por 4 etapas

  • Inscrição online + doação de alimento;

  • Prova escrita;

  • Dinâmica em grupo;

  • Entrevista.

Após essas quatro etapas, os candidatos selecionados passam pelo Processo Trainee, onde conhecem melhor na prática o funcionamento e as atividades da Civil Jr.


E aí, gostou das dicas?


Além disso, temos o Planejamento Estratégico da Rede onde todas as Empresas Juniores do Brasil se apoiam para caminharem com um mesmo objetivo: transformar o Brasil.


Por Isabella Senna, Thainá Rainho e Lourenço Domingues.


111 visualizações
Brasil Júnior
FEJEMG
Core
Escola de Minas
UFOP
Civil Júnior Consultoria
Empresa Júnior de Engenharia Civil da Escola de Minas
Universidade Federal de Ouro Preto