• Civil Jr.

PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO

Atualizado: Mai 19





O projeto de prevenção e combate a incêndio tende a analisar e organizar o espaço do imóvel para que ele tenha uma baixa probabilidade de ocorrência de incêndio e para que aumente as possibilidades de fuga dos ocupantes.


As medidas tomadas neste projeto são para propiciar maneiras de escape dos ocupantes do local de forma segura; reduzir os riscos de propagação do fogo dentro da edificação e também nas áreas adjacentes. Com estas precauções é possível fazer com que se tenha meios de controle e extinção do incêndio e pânico, minimizar os danos ao meio ambiente e ao patrimônio, além assegurar condições para o acesso do Corpo de Bombeiros Militar em caso de incêndio para que sejam realizadas as intervenções de socorros de urgência.


Neste projeto, são previstas todas as medidas protetivas necessárias, dependendo do seu grau de risco, que por sua vez depende do uso, ocupação, altura, área total e outros condicionantes.

O projeto envolve a distribuição e o dimensionamento dos sistemas de hidrantes, iluminação de emergência, sinalização, extintores e alarmes.

Quem precisa e deve possuir AVCB?


Conforme Art. 1º da Lei estadual 14.130 de 19/12/2001 "todas os edifícios ou espaços comerciais, industriais ou de prestação de serviços e os prédios de apartamentos residenciais".

Segundo a legislação de segurança contra incêndio e pânico, a validade do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é de 05 (cinco) anos, com exceção das edificações de recepção de público, cujo AVCB possui validade de 03 (três) anos.


Expirado o prazo de validade, o proprietário ou responsável pelo uso deverá:

- Requerer a renovação do AVCB junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).


-Deve contratar uma empresa de engenheiria para que preeencha o Formulário de Renovação do AVCB que ateste as condições de funcionamento e manutenção das medidas de segurança contra incêndio e pânico instaladas e a sua conformidade com o Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico aprovado pelo Corpo de Bombeiros.


- Em seguida, deve comparecer ao setor do Corpo de Bombeiros responsável pela região onde se encontra sua edificação ou empreendimento de posse da documentação necessária.

É muito importante se atentar para as normas de segurança e estar sempre regular perante ao Corpo de Bombeiros, prevenindo assim os possíveis riscos contra a vida!


Para saber mais sobre este projeto, entre em contato com a Civil jr. pelas redes sociais, instagram e Facebook- @civiljr.ufop e no telefone (31) 98595-6356.


Por Marcélia Marques.


53 visualizações
Brasil Júnior
FEJEMG
Core
Escola de Minas
UFOP
Civil Júnior Consultoria
Empresa Júnior de Engenharia Civil da Escola de Minas
Universidade Federal de Ouro Preto