• Civil Jr.

Posso construir sem projeto?


Vai dar inicio na sua construção e não sabe o que precisa fazer? Não sabe quais projetos necessita? Fique tranquilo, essa é uma dúvida recorrente e nós vamos te mostrar tudo o que é necessário.




Em primeiro lugar, é importante saber que você não pode começar a construir sem, principalmente, os projetos topográficos e arquitetônicos. Caso isso aconteça, você poderá enfrentar alguns problemas. São eles:


Algum fiscal da prefeitura poderá passar em frente a sua obra e solicitar o alvará de construção, que é adquirido na prefeitura quando você apresenta os projetos necessários, e caso você não tenha a liberação para a construção, você estará suscetível a multas ou até mesmo ter sua obra embargada. Os fiscais da prefeitura também poderão ser acionados pela vizinhança caso você deixe entulhos ou materiais de construção em locais inadequados ou não respeite algumas políticas de boa convivência. Nesse caso, você também estará correndo o risco de receber multas e afins.



Você também poderá sofrer a fiscalização do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) ou do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). Caso você comece sua obra sem um responsável técnico, seja ele um engenheiro ou um arquiteto, acompanhado sua construção você estará fazendo o que é chamado exercício ilegal da profissão, que significa que você não foi habilitado para fazer os devidos cálculos, dimensionamentos e projetos da sua construção e você estará mais uma vez suscetível a multas.


Antes de começar a sua obra você deve estar ciente que terá certos custos com relação aos projetos e as documentações de regularização perante a prefeitura mas saiba que esses custos são baixos quando comparados a gastos inesperados durante a obra, como multas ou qualquer outro grave problema, como acidentes, que poderão ocorrer em uma construção sem os devidos projetos.


Ainda está com alguma dúvida sobre o que é necessário antes de começar sua construção? Entre em contato conosco!


55 visualizações
Brasil Júnior
FEJEMG
Core
Escola de Minas
UFOP
Civil Júnior Consultoria
Empresa Júnior de Engenharia Civil da Escola de Minas
Universidade Federal de Ouro Preto