• Civil Jr.

Por que seu chuveiro e sua torneira estão com pouca pressão?


Você ou algum familiar já teve problemas com falta de pressão de água no chuveiro ou até mesmo em torneiras da sua casa? Se isso não aconteceu com você, provavelmente já ouviu uma pessoa reclamar desse problema.


Essa falta de pressão vem causando dor de cabeça para os proprietários, afinal essa patologia também pode queimar os chuveiros elétricos da residência.


Neste post, iremos explicar algumas das possíveis causas desse contratempo e também abordaremos algumas formas de prevenção desse problema.


Antes mesmo de começarmos, é fundamental entendermos que o sistema hidráulico é composto pelo sistema de distribuição da água potável para todos os locais da propriedade, bem como o sistema que realiza a coleta da água descartada e a leva para a rede de esgoto pública.


Desse modo, é justamente no sistema de distribuição de água potável que pode estar o principal motivo da falta de pressão. A forma na qual o dimensionamento das tubulações de abastecimento foi realizado e também a condição em que se encontram as tubulações fazem total diferença para o surgimento dessa patologia no sistema hidráulico.


Caso o encanamento da sua residência tenha sido executado com grandes curvas ou dobras, é comum que ocorra uma perda alta de carga, e consequentemente, uma diminuição da pressão devido ao excesso de falhas na elaboração do projeto. Portanto, podemos afirmar que quanto menor o número de curvas os canos tiverem para chegar ao ponto final da distribuição, menor será o risco de ocorrer essa alta perda de pressão e assim, os chuveiros e torneiras estarão com a pressão adequada para uso.


Além disso, outra prática que interfere diretamente no problema citado são os remendos. Normalmente isso acontece em casas muito antigas, cujo as instalações hidráulicas podem começar a apresentar algumas falhas e com isso, ocorrer a diminuição de pressão nos canos.


Portanto, para impedir que esse ou outro infortúnio ocorra em sua residência, é fundamental que procure um profissional da área para elaborar um projeto hidrossanitário para sua edificação. Sendo assim, você ficará livre dessa e de outras patologias e dores de cabeça que podem ocorrer tanto no sistema hidráulico quanto no sistema de esgoto da residência.


Para conhecer mais sobre o projeto hidrossanitário, entre em contato com a Civil Jr., tire suas dúvidas e solicite seu orçamento!


Por Marcos Vinícius Martins.

65 visualizações
Brasil Júnior
FEJEMG
Core
Escola de Minas
UFOP
Civil Júnior Consultoria
Empresa Júnior de Engenharia Civil da Escola de Minas
Universidade Federal de Ouro Preto