• Civil Jr.

Por que a luz da sua casa diminui a intensidade com o chuveiro ligado?

Atualizado: Set 22



Sabe quando você liga o chuveiro e a luz da casa, literalmente, diminui a intensidade ou até mesmo a energia toda cai?


Isso é algo extremamente comum, mas, o que poucas pessoas sabem é o verdadeiro motivo por traz desse problema, por isso preparamos esse post a respeito.


Nossos aparelhos possuem uma pequena tolerância de tensão, tanto para mais quanto para menos, e quando ultrapassados, eles desligam ou reiniciam. Quando você liga algo que demanda um pouco mais de corrente elétrica, como chuveiro, secador de cabelo, máquina de lavar roupa, forno elétrico, micro-ondas, esses aparelhos promovem uma queda de tensão em circuitos que estão compartilhados ou com problema.


Então, para evitar essas quedas de energia, em sua casa deve haver um circuito para iluminação e tomadas e outro para equipamentos que precisam de uma quantidade de corrente elétrica maior. De modo que não sobrecarregue a rede elétrica, ocasionando a queda de iluminação, desligamento forçado de aparelhos ou até mesmo que a energia da casa toda caia.


Além disso, outra coisa que pode acarretar esse tipo desconforto é quando o circuito está com problema. Cabos partidos, emendas malfeitas, disjuntor mal apertado, medidor com suas conexões frouxas, ou até a rede da concessionária que liga no seu padrão, poste etc., fazem com que tenha uma perda de tensão muito grande nesses pontos. Portanto, quando essa tensão, já restrita, chega a um equipamento como um chuveiro, que demanda mais energia, acaba não ligando, ou a energia toda da casa cai.


Mas como solucionar esses problemas? É preciso deixar os circuitos separados e sempre ficar atento ao estado que a fiação da sua residência e da concessionária perto da sua casa.


Para que os circuitos estejam todos corretos é sempre importante ter um projeto elétrico da sua casa, evitando problemas como esses. Para saber mais sobre o projeto elétrico, entre em contato conosco e faça já seu orçamento.


Por Ligya Lima e Maísa Cabral.

69 visualizações
Brasil Júnior
FEJEMG
Core
Escola de Minas
UFOP
Civil Júnior Consultoria
Empresa Júnior de Engenharia Civil da Escola de Minas
Universidade Federal de Ouro Preto