Levantamento Topográfico

DEFINIÇÃO

 

O levantamento topográfico é mais um dos serviços que podem ser realizados na área da construção civil, sendo que este é um pouco mais complexo e necessita de um pouco mais de conhecimento do que o levantamento arquitetônico (o qual foi assunto do último episódio desta série). Este tipo de serviço é responsável pela descrição detalhada e específica do terreno analisado, sendo peça essencial para obtenção das dimensões, condições, elementos estranhos à obra, acidentes geográficos, desnível entre outras características do local, sendo que esses dados serão representados graficamente através de programas específicos, tais como Topograph, podendo ser repassado posteriormente para o AutoCAD para obtenção da planta de levantamento topográfico.

ABRANGÊNCIA

 

Esse levantamento realiza a localização exata das características e elementos existentes na obra, sendo esta a primeira etapa necessária para a execução de um bom projeto, pois 80% dos problemas durante execução da obra são referentes a erros não solucionados na etapa do levantamento topográfico.

Quando foi comentado que este tipo de serviço é um pouco mais complexo que os demais, isso se deve ao fato de que o responsável por este serviço deve ter conhecimento da área de Topografia, que abrange conhecimentos teóricos desta ciência e também práticos, para que seja viável a realização deste serviço utilizando os instrumentos de Topografia, tais como: teodolito, níveis, receptores GNSS, laser scanner, estação total, entre outros, sendo as estações totais os mais utilizados na atualidade, sendo que esta vem acompanhada de outros acessórios para realização do levantamento, como prisma, trenas, piquetes, croqui etc.

 

​​APLICABILIDADE

 

Para dar início a qualquer tipo de obra em algum lugar que não possua um registro frente aos órgãos responsáveis, é necessário a realização do levantamento topográfico para regularizar o terreno. Além disso, este serviço tem serventia em diversas atividades através da realização do levantamento plani-altimétrico em geral, servindo desde demarcação dos limites do terreno como até sensoriamento remoto de grandes porções de terra, tendo serventia também para terraplanagem, locação de nivelamento dos furos de sondagem, nivelamento do terreno, locação de pilares, as-built da obra entre diversas outras aplicações, sendo essencial para qualquer das diversas obras da construção civil, desde residências até barragens e pontes.

 

EXEMPLO

 

Um dos trabalhos recentes da Civil Jr. realizado neste ano utilizando esta técnica foi em um terreno que dará lugar a um projeto de Casa 100% Sustentável. A Civil Jr. foi contratada para realizar alguns serviços para construção desta casa alternativa, sendo um deles o Levantamento Topográfico do terreno, o qual apenas possuía um projeto topográfico contendo as demarcações dos limites do mesmo, sendo que a cliente necessitava de informações mais detalhadas, como por exemplo a demarcação das árvores e vegetações, limites da agrofloresta e área a ser construída, para que fosse possível dar início ao planejamento do projeto arquitetônico e viabilizar a construção da casa respeitando os elementos que a cliente pretendia manter no terreno, contribuindo assim para o aperfeiçoamento do aspecto da Casa Sustentável.

Referência: CBG Engenharia 

Brasil Júnior
FEJEMG
Core
Escola de Minas
UFOP
Civil Júnior Consultoria
Empresa Júnior de Engenharia Civil da Escola de Minas
Universidade Federal de Ouro Preto