Levantamento Arquitetônico

DEFINIÇÃO

O levantamento arquitetônico é um serviço da construção civil que é feito para se obter as medidas de todos os elementos que sejam de interesse dos projetistas, os quais irão transmitir essas informações para o papel ou para programas de computador de desenho arquitetônico, como o AutoCAD e Revit (Autodesk). Um bom levantamento capta a quantidade necessária de dados para que os demais projetos baseados neles (arquitetônico, elétrico, hidrossanitário, de incêndio etc.) possam ser desenvolvidos com eficácia.

 

ABRANGÊNCIA

Esse levantamento envolve a realização de medidas que definem a posição de esquadrias, como portas e janelas, e dos detalhes de acabamento, por exemplo; bem como as dimensões dos mesmos e dos elementos estruturais e de vedação da edificação. Tudo isso é feito com o uso de diversos tipos de instrumentos (trenas, réguas e fitas métricas) e registrados em um croqui (esboço à mão).

APLICABILIDADE

Edificações antigas, por exemplo, podem não possuir projeto arquitetônico, uma vez que esta cobrança por parte dos órgãos fiscalizadores é recente, e é aí que o levantamento arquitetônico entra. Geralmente ele é utilizado para regularizar imóveis ou colher dados para projetos auxiliares, como de incêndio, de instalações prediais e detalhamento de esquadrias. Além disso, em ambientes internos e externos ele permite a concepção de novos projetos em cima de uma certa área existente, como reformas e ampliações da edificação.

EXEMPLO

Em 2016, a Civil Jr. foi contratada por uma república em Ouro Preto para a elaboração de um projeto de atenuação acústica do ambiente externo, utilizado esporadicamente para eventos de grande porte. No entanto, a edificação é muito antiga, e não apresentava projeto arquitetônico para a área externa, fazendo-se necessário a realização de um levantamento com as dimensões dos muros, escadas, detalhes e esquadrias que fossem receber melhorias acústicas.

Alguns membros fizeram uma visita ao local com folhas e lápis para o esboço, uma trena e uma fita métrica, realizando medidas horizontais para fazer uma planta baixa (representação da vista de cima para baixo da área) e verticais para os cortes (representação da vista de uma pessoa para determinados pontos da edificação). Com esses dados do levantamento arquitetônico, foi possível calcular a altura e inclinação da barreira acústica a ser instalada nos muros, bem como o uso de materiais acústicos em diversos pontos e alocação das caixas de som.

Brasil Júnior
FEJEMG
Core
Escola de Minas
UFOP
Civil Júnior Consultoria
Empresa Júnior de Engenharia Civil da Escola de Minas
Universidade Federal de Ouro Preto